Francisca Motta

Nome Completo:   Francisca Gomes Araújo Mota

Partido:   REP

Telefone:   32144606

E-mail:   gabfranciscamotta@gmail.com

Número do Gabinete:   32144550

Biografia:  

Francisca Gomes Araújo Motta é sertaneja paraibana, nascida em Catolé do Rocha, em 18 de maio de 1941. Filha de Francisco Clementino de Araújo e de Vitalina Maria da Conceição, a parlamentar possui seis irmãos: Darci, Nilton, Sebastião, Francisco, Eronides e Rita. 

 

Seu pai era um pequeno agricultor conhecido por vender carnes salgadas, cuja mercadoria era transportada no lombo de animais. E como toda família humilde do interior, precisou encaminhá-los para um futuro melhor, a partir da transferência dos primeiros filhos a outros centros, e que passariam a abrigar os demais, dando-lhes plenas condições de conquistarem a independência.

 

Francisca chega a Patos em 1951, aos nove anos de idade, quando passa a residir com o irmão Darci, para estudar. A parlamentar cursa o primário no Grupo Escolar Rio Branco, e inicia o ginasial no Colégio Comercial. 

 

Neste período conheceu o jovem Edvaldo Motta, casando-se em 1958, aos 16 anos. Da união conjugal nasce a filha Ilanna Motta. Ainda em Patos iniciou o curso de História pela Fundação Francisco Mascarenhas, ao mesmo tempo, em que acompanhava o marido, eleito vereador e convidado para assumir a Secretaria de Administração do Município de Patos. 

 

Com a eleição de Edvaldo Motta como deputado estadual na Assembleia Legislativa em 1967, Francisca tornou-se uma representante de Patos em João Pessoa. Assessora dedicada, encarregava-se do apoio parlamentar, encaminhando pleitos e atendendo as dores de pessoas do Sertão.  Francisca concluiu o curso de História na Universidade Federal da Paraíba, onde também cursou Pedagogia. 

 

Em 1986, com a eleição de Edvaldo à Assembleia Nacional Constituinte, após cinco legislaturas como parlamentar estadual, Francisca passa a residir em Brasília, mas, mantendo o mesmo trabalho em prol de Patos e do Sertão. 

 

Com a morte do companheiro de todas as lutas, no exercício do seu segundo mandato federal em 1992, aos 53 anos de idade, enquanto participava de uma Vaquejada na Fazenda Maria Paz, em São José de Espinharas. Nascia naquele momento uma enorme lacuna, e uma longa missão delegada por Edvaldo a Francisca Motta.  

 

Pouco antes de falecer Edvaldo conduz Francisca para ser candidata a vice-prefeita de Patos em 1992, na chapa encabeçada pelo médico Ivânio Ramalho. 

 

Francisca que já havia sido fundamental na vida política do marido, aproveitou toda experiência para implantar o seu próprio estilo, chegando a assumir, pelo período de 15 dias, a titularidade da Prefeitura. 

 

Em 1994 veio a primeira disputa eletiva, sendo eleita deputada estadual com 16.800 votos – a sétima mais votada da Paraíba. 

 

Em 1996, disputou novamente a Prefeitura de Patos, ficando na segunda colocação com 13.085 votos (35,6%).

 

Após os primeiros quatro anos de atuação na Casa Epitácio Pessoa, Francisca se reelege em 1998, com a terceira maior votação no estado - foram 29.022 votos. Em 2002, enfrentando a maior concorrência em nível local, conquista o terceiro mandato com 24.163 votos. 

 

Em 2006 se reelege com 26.323 votos, chegando a quinta colocação geral no estado, e 2010 obtém 43.475 votos, dos quais 15.350, no município de Patos, em sua eleição para o quinto mandato como deputada estadual.  

 

Francisca priorizou a saúde como bandeira de vida. Em Patos, por exemplo, conseguiu, além da ampliação dos hospitais, a implantação das UTI's do Hospital Regional, Maternidade Peregrino Filho e Hospital Infantil Noaldo Leite. Vale destacar ainda a sua participação fundamental em obras de referência, a exemplo do Agrocentro, Rodoshopping e Adutora a partir do Açude de Coremas - a maior obra estadual realizada na Capital do Sertão. Como legisladora destacou-se na luta contra as drogas, a partir da apresentação de projetos de prevenção e combate, todos transformados em Lei.

 

No último ano de sua atuação parlamentar, antes de assumir a prefeitura de Patos em 2013, Francisca Motta foi considerada a deputada mais atuante da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba, conforme pesquisa Tribuna que ouve os jornalistas que cobrem os trabalhos da Casa Epitácio Pessoa. 

 

Eleita prefeita de Patos em 07 de outubro de 2012, com 28.407 votos (53,81%), Francisca obteve maioria de 5.018 votos e realizou uma gestão ativa, marcada por fortes ações de infraestrutura urbana, esporte, lazer, saúde e educação. 

 

Em 2022, é alçada pelo povo do Sertão como candidata a deputada estadual para o sexto mandato, pelo partido Republicanos. Francisca é eleita com 40.230 (1,79%) dos votos válidos. 

 

O seu retorno à Assembleia Legislativa da Paraíba acontece aos 81 anos, no momento em que se consolida como a mulher paraibana com mais mandatos na história da Casa de Epitácio, trazendo as dores do Sertão para o centro do debate político, assim como, a renovação de políticas públicas para mulheres, pessoas com deficiência e geração de emprego e renda. 

 

Em sua trajetória, Francisca Motta ainda é a única mulher eleita vice-presidente da Casa de Epitácio, em toda história do parlamento paraibano.